quarta-feira, 8 de agosto de 2012

GRADUAÇÃO 25ª. TURMA DE PEDAGOGIA UNESC

Prof. Carlos, Doutor Francisco, Prof. Nelson, Prof. Cury e Profa. Cássia.

Concluintes



No dia 27 de julho no auditório das Faculdades Integradas de Cacoal- UNESC, foi realizada a Colação de Grau de vigésima quinta turma de Pedagogia. Tendo como paraninfa a  Profª. Cássia Regina Bazuco Vargas, como patrono o Prof. Nelson Rangel Soares Filho e orador da turma, o formando Edvonaldo Rodrigues Pereira. O acadêmico Edvonaldo fez uma perspectiva da turma ressaltando os que desistiram, os que vieram a somar, e os concluintes, o que foi aplaudido de pé.  A Professora Cássia fez seu pronunciamento ressaltando a importância do Curso na vida de cada um dos formandos e agradeceu a homenagem. Prof. Nelson Rangel agradeceu a turma pela homenagem, fez um retrospecto da participação da turma nas mudanças efetuadas no Curso pela IES, que foi positiva e de fundamental importância para as turmas vindouras, deixando claro que isso caracteriza um divisor, o Curso de Pedagogia divide-se antes e depois da 25ª. Turma. O Prof. Doutor Francisco Cetrulo Neto - Coordenador Pedagógico Geral da IES, falou da importância da educação na formação da sociedade do futuro. O Prof. Ismael Cury fez seu pronunciamento discorrendo a importância do Curso de Pedagogia para a IES, sendo o primeiro curso, e que o mesmo tem contribuído de maneira magistral para o desenvolvimento regional de Rondônia, é o que mais aprova nos concursos públicos segundo os órgãos oficiais de educação. Em seguida fez homenagens ao Prof. Nelson Rangel Soares Filho como da primeira turma de Pedagogia da IES, primeiro presidente do Diretório Acadêmico, primeiro egresso que se torna professor na IES, foi Secretário de Educação no Município de Cacoal e atualmente é Coordenador do Curso de Pedagogia, também na homenagem incluso o Prof. Carlos Alberto Rodrigues sendo da segunda turma, foi professor na IES e atualmente é Secretário Municipal de Educação, também homenageada a Profª. Aparecida de Fátima Gavioli que é Coordenadora da Pós Graduação e Professora na UNESC e exerce o cargo de representante de ensino da SEDUC em Cacoal, ausente e citada na homenagem a Profª. Penha Simões vereadora eleita no município e exerce atualmente o cargo de Secretaria da Secretaria  Estadual da Paz. O Prof. Carlos Rodrigues disse lisonjeado pela participação na cerimônia de Colação de Grau e a homenagem recebida, parabenizou os formandos dizendo da importância de profissão de professor(a), a Profª. Fátima disse que é bacharela em Direito, poderia exercer outra profissão mas escolheu ser professora parabenizou as formandas e o formando e agradeceu o professor Cury pela homenagem recebida que a emocionou muito. O Mestre de Cerimônias Prof. Elias Nunes deu por encerrada a Cerimônia. Iniciou-se a festa calorosa das (o) novas (o) professoras (or) sem previsão de término. 
Fonte:Coordenação de Pedagogia

quinta-feira, 19 de abril de 2012



Professora Miriã Gil de Lima
As Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC, se fez presente no Instituto Educacional Guarda Mirim de Cacoal. A professora Miriã realizou oficina da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para os mirins. Na oportunidade foi esclarecidos a eles a importâncias da LIBRAS, pois é a língua natural dos surdos. A Profa. Elenara Ues Cury, ressaltou a parceria com a UNESC, agradeceu ao apoio, o Sgt. Leite fez uma explanação das instruções referente a disciplina e cidadania, a Profa. Romilda Melo descreveu de como são realizadas as aulas de reforço escolar. O Prof. Nelson Rangel Coordenador de Pedagogia falou em nome da Direção Geral da satisfação de estar oportunizando cursos de extensão junto a Guarda Mirim, completando a tricotomia da IES que é ensino, pesquisa e extensão, colocando a UNESC a disposição do Instituto Educacional Guarda Mirim.

O Prof. Fharíz Gibran Cury Diretor Administrativo e Financeiro da IES, ressaltou dos trabalhos sociais realizados pela UNESC e a Guarda Mirim faz parte da programação da IES nesse quesito, além da extensão.













 













































































quinta-feira, 22 de março de 2012

ALFABETIZAÇÃO EM DESTAQUE

Cláudia Pereira dos Santos*-Quinto Período Pedagogia
Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC

Após leitura da obra de Emília Ferreiro “Reflexões sobre a alfabetização”, chegamos ao entendimento de que o sistema educacional brasileiro passa por transformações no que se refere à aprendizagem que, a partir de agora, trabalha novos conceitos cujo aspecto fundamental é o de que a criança deve ser o sujeito ativo nesse processo.

Antes, a criança era apenas um objeto a ser manipulado, para o qual o adulto transmitia conteúdos e seus conhecimentos sem considerar o conhecimento já construído anteriormente por ela, bem como sua forma de internalização. O processo de aquisição da escrita era mecânico: a criança aprendia num primeiro momento as letras, depois as sílabas até chegar a escrever e ler palavras e pequenos textos criados a pretexto de alfabetizar.

Após a chegada ao Brasil das idéias construtivistas de Emília Ferreiro, na década de 1980, a opinião da criança, ou seja, o que a criança pensa sobre a escrita, passa a ser fundamental nesse processo cabendo ao professor intervir, com indagações e suposições, que proporcionem o raciocínio da criança, a fim de que ela descubra por si as soluções para suas dúvidas, eliminando hipóteses anteriormente construídas.

A criança faz constantemente relação entre o que já sabe e o que é posta a descobrir, pois a escrita está presente na vida de cada indivíduo de maneira clara e objetiva, nas mais diversas relações estabelecidas, possibilitando a construção desse conhecimento ainda quando se encontra ausente da escola. O que torna sem sentido, então, estabelecer métodos de decoração para esse aprendizado.

É grande a contribuição da obra de Ferreiro para a mudança de foco do processo de ensino em direção ao processo de aprendizagem, o que possibilitou uma reavaliação sobre a forma de atuação docente, uma vez que, ao se referir às práticas educativas, a pesquisadora destaca que o professor deve valorizar o conhecimento prévio do aluno e intervir para que haja a evolução dessa construção, o que se comprova, por meio de pesquisa em sua obra, de uma maneira bem inovadora. Vale a pena conferir.

*Acadêmica do Quinto Período
Faculdades Integradas de Cacoal-UNESC

Referência Bibliográfica

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre a alfabetização. Tradução Horácio Gonzalez. 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 1986.





  

 

quarta-feira, 7 de março de 2012

SESSÃO COMENTADA DE CINEMA É REALIZADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA


Sessão Comentada de Cinema Sala Juri Simulado-Coordenada pelo Prof. Dr. Luis Mendes

Participação turma Pedagogia-Filme Central do Brasil

Foi realizada no último sábado pelo curso de Pedagogia a segunda sessão comentada de cinema com o filme “Central do Brasil”. Ganhador do prêmio “Urso de Ouro”, do festival de cinema de Berlim, a trama conta a história de uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na maior estação de trens do Rio de Janeiro (Central do Brasil). O filme mostra a realidade do Brasil no final do século XX, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido. A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os tratam como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativas para a sobrevivência. Segundo o prof. Dr. Luís Mendes, organizador do projeto, “a crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, o desemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a qual nos deparamos em nosso cotidiano, apesar de importantes esforços dos últimos governos para reverter essa situação”.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CURSO DE PEDAGOGIA RECEPCIONA CALOUROS

            Dia 17 de fevereiro colossal recepção aos Calouros, Prof. Nelson Rangel fala do perfil do egresso e a missão da IES
                    Recepcionados pelos terceiro, quinto e sétimo períodos de Pedagogia grande confraternização

                Profa. Fátima Gavioli, Representante de Ensino em Cacoal falou da Importância do Pedagogo



Prof. Carlos Rodrigues, Secretário de Educação de Cacoal falou do mercado de trabalho para o Pedagogo

Profa. Solange explicou sobre a Brinquedoteca, Profa. Suzy Mara falou sobre o Laboratório de Práticas Pedagógicas, Prof. Nelson falou sobre o Núcleo de Pesquisa-NIP, Profa.Cássia falou sobre o Estágio, Prof. Luis Mendes falou das Atividades Complementares.
O curso de Pedagogia recepcionou, na semana passada, os alunos calouros. O prof. Nelson Rangel, coordenador do curso, fez a abertura explanando quanto à Missão da IES, o Perfil do Egresso de Pedagogia e outras orientações acadêmicas. Houve apresentações dos docentes, cada um falando da disciplina que ministra, e dos coordenadores de departamentos. A profa. Cássia falou sobre o Estágio Supervisionado e como participar das atividades do NIP (Núcleo de Pesquisa); o prof. Luis Mendes quanto às atividades complementares e a linha de pesquisa de formação de professores; o prof. Suniga da linha de pesquisa de leitura; o prof. Nelson sobre o TCC. Os acadêmicos do terceiro período realizaram uma dinâmica de grupo e distribuíram lembranças. Já os alunos dos quinto e sétimo períodos fizeram vários depoimentos e falaram sobre a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso. O prof. Carlos Alberto Rodrigues, Secretário de Educação do Município de Cacoal, fez conferência sobre o tema "O Mercado de Trabalho para o Pedagogo" e a profa. Aparecida de Fátima Gavioli, representante de Ensino em Cacoal, realizou palestra com o tema "A Importância do Pedagogo". Ao final, houve confraternização entre professores e acadêmicos veteranos e calouros.





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE TEXTOS

Leandro de Jesus Silva-5. Pedagogia
O texto de Moura discorre sobre um assunto polêmico que é a alfabetização a partir de algumas teorias. Para isso, em primeiro lugar, temos que entender o que é alfabetização e o que é letramento. Podemos encontrar inúmeras definições sobre alfabetização e letramento; porém, não pretendemos nos prender ao tema letramento; nesse momento, nosso foco é a alfabetização.

Alfabetizar não é apenas aprender a ler e a escrever, alfabetizar é muito mais que ensinar a codificar e decodificar. Em outras palavras, entendemos a alfabetização como um modo de construir conhecimento, assim como Moura (1999, p. 111),

Desde que nascem esses sujeitos são construtores de conhecimento. No esforço de compreender o mundo que os rodeia, levantam problemas muito difíceis e abstratos e tratam por si próprios, de descobrir respostas para eles. Estão construindo objetos complexos de conhecimento, e o sistema de escrita é um deles.

Trabalhar a partir de textos é, para a criança, essencial; pois faz com que compreenda o mundo da escrita e o mundo em que vivemos demonstrando uma leitura e conhecimento do mundo em sua volta.

Trabalhar com textos na alfabetização desperta no educando a curiosidade, provoca questionamentos e estimula o prazer pela a leitura. Trabalhar com textos que estão manifestos na cultura popular é de suma importância principalmente por ser mais atrativo. Textos como cantigas de roda, poesias e parlendas; dentre outros conhecidos, oferecem-nos valiosos recursos que colaboraram para com a formação de práticas de leitura e de produção textual pela criança.

Assim, o educador deve realizar leitura para o aluno, realizar leitura compartilhada entre com o aluno, leitura coletiva, dirigida, individual, roda de conversa ou de leitura; permitindo que as crianças tenham acesso a variados tipos e portadores de textos.

É comum muitas crianças, e até mesmo adultos, acreditarem que a leitura de um texto só pode acontecer se o texto estiver impresso; porém, não sabem eles que se pode ler um texto através de recurso áudio-visual. Quando o educador se depara com situações como essa deve oferecer mecanismo para que elas aprendam outra maneira de se ler, tornando a leitura mais significativa.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVRO: Guia Pratico do alfabetizador Autor: Carvalho,Marlene.Serie princípios 5ª ed.Ed.atica.SPAULO.Sp.Ano:2005.

MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática Pedagógica dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos: Uma contribuição de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Vygotsky. Maceió: EDUFAL, 1999. 215 p.




segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BRINQUEDOTECA RECEBE ALUNOS DO SESI EDUCAÇÃO DE CACOAL


Professoras: Aline Bertotti, Simone Ponte Solange Arnoldt, Roseane Brito e Prof. Ismael Cury-Diretor Faculdade

A Brinquedoteca da UNESC recebeu ontem, 18, as crianças das turmas do Pré I e Pré II do SESI Educação de Cacoal, acompanhadas pelas professoras Aline Bertotti, Simone da Ponte e Rosiani Brito. Durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades e brincadeiras, tais como bambolês, pular corda, pinturas nos rostos, bonecas, carrinhos, brincadeira de roda, dentre outras, que proporcionaram momentos de ludicidade. Para auxiliar nas brincadeiras estiveram presentes acadêmicas do 4º período de Pedagogia que, sob a coordenação da profª. Solange Arnoldt, coordenadora da Brinquedoteca, desenvolveram diversas atividades com as crianças, possibilitando a relação entre teoria e pratica. Na ocasião foi servido lanche para as crianças que já aguardam uma nova data para retorno.