terça-feira, 20 de abril de 2010

Educação, nutrição e saúde


Uma das tônicas do trabalho pedagógico desenvolvido em pré-escolas é o cuidado com a nutrição do aluno. Esta possui reflexos diretos sobre o desenvolvimento cognitivo e sobre a saúde da criança.

Segundo dados da OMS, no Brasil, aproximadamente 24% das crianças estão acima do peso. Neste tocante, compete às escolas não só ensinar hábitos à mesa e orientar os pais e responsáveis quanto à educação alimentar de seus filhos, mas também regular o funcionamento de suas cantinas.

Atento às guloseimas ofertadas pelas cantinas escolares, na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que obriga as cantinas das escolas a vender apenas alimentos saudáveis.

O Projeto ainda seguirá para o Senado Federal. Os critério de definição para alimentos saudáveis e não saudáveis serão estipulados pelas autoridades sanitárias, segundo texto do projeto.

Refrigerantes, frituras, alimentos preparados com conservantes e extremamente calóricos têm sido o vilão de problemas precoces causados no público infantil: colesterol alto, diabetes e hipertensão são apenas alguns deles.

Imagem - Fonte: http://masascriancassr.universolusofono.org/wp-content/uploads/2010/03/a_aobesidinfant.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário