segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE TEXTOS

Leandro de Jesus Silva-5. Pedagogia
O texto de Moura discorre sobre um assunto polêmico que é a alfabetização a partir de algumas teorias. Para isso, em primeiro lugar, temos que entender o que é alfabetização e o que é letramento. Podemos encontrar inúmeras definições sobre alfabetização e letramento; porém, não pretendemos nos prender ao tema letramento; nesse momento, nosso foco é a alfabetização.

Alfabetizar não é apenas aprender a ler e a escrever, alfabetizar é muito mais que ensinar a codificar e decodificar. Em outras palavras, entendemos a alfabetização como um modo de construir conhecimento, assim como Moura (1999, p. 111),

Desde que nascem esses sujeitos são construtores de conhecimento. No esforço de compreender o mundo que os rodeia, levantam problemas muito difíceis e abstratos e tratam por si próprios, de descobrir respostas para eles. Estão construindo objetos complexos de conhecimento, e o sistema de escrita é um deles.

Trabalhar a partir de textos é, para a criança, essencial; pois faz com que compreenda o mundo da escrita e o mundo em que vivemos demonstrando uma leitura e conhecimento do mundo em sua volta.

Trabalhar com textos na alfabetização desperta no educando a curiosidade, provoca questionamentos e estimula o prazer pela a leitura. Trabalhar com textos que estão manifestos na cultura popular é de suma importância principalmente por ser mais atrativo. Textos como cantigas de roda, poesias e parlendas; dentre outros conhecidos, oferecem-nos valiosos recursos que colaboraram para com a formação de práticas de leitura e de produção textual pela criança.

Assim, o educador deve realizar leitura para o aluno, realizar leitura compartilhada entre com o aluno, leitura coletiva, dirigida, individual, roda de conversa ou de leitura; permitindo que as crianças tenham acesso a variados tipos e portadores de textos.

É comum muitas crianças, e até mesmo adultos, acreditarem que a leitura de um texto só pode acontecer se o texto estiver impresso; porém, não sabem eles que se pode ler um texto através de recurso áudio-visual. Quando o educador se depara com situações como essa deve oferecer mecanismo para que elas aprendam outra maneira de se ler, tornando a leitura mais significativa.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVRO: Guia Pratico do alfabetizador Autor: Carvalho,Marlene.Serie princípios 5ª ed.Ed.atica.SPAULO.Sp.Ano:2005.

MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática Pedagógica dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos: Uma contribuição de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Vygotsky. Maceió: EDUFAL, 1999. 215 p.




5 comentários:

  1. NOssa o Acadêmico q fez esse Artigo esta de Parabéns, Muito bem colocado as palavras, Com a indicação do Livro Esta ainda melhor! Meus Parabéns LEandro vc tem Futuro menino!

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  2. Meus Parabéns Leandro, Eu conheço ele da Faculdade, é um menino muito inteligente e estudioso, è um exemplo a ser seguido pelos demais academicos!

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  3. Parabéns pelo texto muito bom, continue assim cara mostrando ao mundo o talento que Deus tem te dado pra mudar esse nosso pais, Educação é tudo e isso começa com alfabetização de excelencia.

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  4. Boa reflexão sobre alfabetização a partir do texto do acadêmico Leandro de Jesus Silva, aluno do 5º período da Pedagogia. Também interessante perceber a difereça entre alfabetização e letramento, segundo sua abordagem. Parabéns, Leandro!!!

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  5. Olá Leandro,

    parabéns pelo artigo. Fico feliz em saber que o blog do curso de Pedagogia inaugura uma importante fase de sua existência que é a extensão deste veículo às ideias e às produções textuais de seus alunos.
    Um forte abraço a todos.
    Atenciosamente, Volmar Meia Casa.

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