| Cláudia Pereira dos Santos*-Quinto Período Pedagogia Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC
 
  Após leitura da obra de Emília Ferreiro “Reflexões sobre a alfabetização”, chegamos ao entendimento de que o sistema educacional brasileiro passa por transformações no que se refere à aprendizagem que, a partir de agora, trabalha novos conceitos cujo aspecto fundamental é o de que a criança deve ser o sujeito ativo nesse processo.  
 
 Antes, a criança era apenas um objeto a ser manipulado, para o qual o adulto transmitia conteúdos e seus conhecimentos sem considerar o conhecimento já construído anteriormente por ela, bem como sua forma de internalização. O processo de aquisição da escrita era mecânico: a criança aprendia num primeiro momento as letras, depois as sílabas até chegar a escrever e ler palavras e pequenos textos criados a pretexto de alfabetizar.  
 Após a chegada ao Brasil das idéias construtivistas de Emília Ferreiro, na década de 1980, a opinião da criança, ou seja, o que a criança pensa sobre a escrita, passa a ser fundamental nesse processo cabendo ao professor intervir, com indagações e suposições, que proporcionem o raciocínio da criança, a fim de que ela descubra por si as soluções para suas dúvidas, eliminando hipóteses anteriormente construídas.  
 A criança faz constantemente relação entre o que já sabe e o que é posta a descobrir, pois a escrita está presente na vida de cada indivíduo de maneira clara e objetiva, nas mais diversas relações estabelecidas, possibilitando a construção desse conhecimento ainda quando se encontra ausente da escola. O que torna sem sentido, então, estabelecer métodos de decoração para esse aprendizado. 
 É grande a contribuição da obra de Ferreiro para a mudança de foco do processo de ensino em direção ao processo de aprendizagem, o que possibilitou uma reavaliação sobre a forma de atuação docente, uma vez que, ao se referir às práticas educativas, a pesquisadora destaca que o professor deve valorizar o conhecimento prévio do aluno e intervir para que haja a evolução dessa construção, o que se comprova, por meio de pesquisa em sua obra, de uma maneira bem inovadora. Vale a pena conferir. 
 *Acadêmica do Quinto Período  Faculdades Integradas de Cacoal-UNESC 
 Referência Bibliográfica 
 FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre a alfabetização. Tradução Horácio Gonzalez. 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 1986. 
 
 
 
 
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