segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DIA DO SUPERVISOR EDUCACIONAL

Prof. Nelson Rangel Soares Filho1



No dia 22 de agosto comemora-se o dia do Supervisor Educacional. O Supervisor existe desde a Grécia antiga, e tinha a função de vigiar os professores enquanto estes cumpriam seu dever.
No Brasil surgiu pela primeira vez com o Ratio Studiorum, em 1599, que era um conjunto de 467 regras ligadas diretamente ao ensino, criadas pelos Jesuítas. Assim, o supervisor ficava vigiando os docentes, verificando se eles estavam cumprindo as normas estabelecidas.
Na Revolução Francesa (1789), intitulado Inspetor Técnico, o supervisor tinha a função de promover o progresso educacional e vigiar a atividade do professor, visando melhorar o desempenho docente. Embora tenha atribuição de “vigiar”, aparece a responsabilidade de promover o progresso educacional e o desempenho dos docentes.
A habilitação de Supervisor Educacional só foi criada com a reforma do ensino superior, com a Lei 5540/68, embora no Século XX, mas com as mesmas características do Inspetor Técnico do Século XVIII.
Atualmente, com a Resolução CNE/CP nº 01, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares de Pedagogia, as habilitações desapareceram do Curso de Pedagogia, pois o mesmo passa a ter a função de formar professores para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na Modalidade Normal. A habilitação de Supervisor Educacional passa a ser oferecida nas pós-graduações Lato Sensu. Agora, com a visão exclusivamente de promover o ensino-aprendizagem e auxiliar os docentes nos desempenhos pedagógicos, tornando a escola um espaço em que todos aprendem e ensinam.
Este profissional ganha um perfil de pesquisador dentro da escola e da comunidade, devendo compreender o movimento que envolve as relações entre professor, aluno e o próprio supervisor, de forma simultânea e dinâmica, tornando-se um profissional além de seu tempo.
Por tudo isso, rendemos as nossas homenagens aos (as) Supervisores (as) Educacionais do Brasil.

1Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário